I SeCiTA RUN

Regulamento


Produzir alimentos de maneira sustentável não é apenas deixar de usar pesticidas. A sustentabilidade pode ser alcançada por meio de vários sistemas de produção, nos quais o solo, a água e a vida são manejados de modo equilibrado, com reciclagem de materiais e nutrientes, conservação dos recursos naturais, uso eficiente da energia, redução de resíduos e substituição de insumos químicos por produtos e tecnologias específicos e não contaminantes. Desta forma, é possível que tanto a agricultura familiar como a produção de alimentos em grande escala possam se tornar sustentáveis. 

Para a Confederação Nacional da Indústria, apesar do tema sustentabilidade ser vivido de forma diferenciada em cada um dos segmentos industriais, alguns elementos são comuns. A constante busca da eficiência no uso de recursos e a necessidade de aumentar a competitividade industrial estão na pauta de todas as áreas. Incentivos à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico são estratégicos para a transição a modelos mais sustentáveis de produção.

Os temas desenvolvimento sustentável, produção responsável e eco- eficiência, ganham a cada ano maior relevância no cenário nacional e internacional, especialmente devido a demanda da sociedade atual, em busca de empresas e produtos elaborados dentro do conceito de sustentabilidade. A produção sustentável de alimentos incorpora, ao longo da vida produtiva do mesmo, as melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais. Preocupando-se com os limites da capacidade de oferta de recursos naturais, bem como a capacidade do meio ambiente absorver os impactos da produção. Assim, uma produção sustentável considera o ciclo completo do produto, buscando aumentar a vida útil dos mesmos, bem como reaproveita-los ao máximo, por meio da reciclagem, em novas cadeias produtivas.

 

Desta forma, o III SeCiTA pretende ser uma valiosa contribuição para qualificar os profissionais e acadêmicos sobre o papel da sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos, abordando temas como gerir, manusear e armazenar adequadamente os produtos agrícolas destinados à agroindústria, assim como divulgar pesquisas envolvendo subprodutos alimentícios considerados de baixo valor comercial.

 

 

 

 

Seja nosso patrocinador!

contatosecita@gmail.com

PATROCÍNIO:

 

   
   

APOIO:

          
     
     
     


REALIZAÇÃO: